2012 foi um ano razoavelmente bom na TV por assinatura brasileira. Aos poucos algumas evoluções ocorreram e as operadoras menores se fortaleceram para pressionar as gigantes.
Mas em 2013 a evolução poderá ser bem maior. Segundo informações da Anatel, as operadoras pretendem investir 2,5 bilhões de reais no próximo ano, em medidas que busquem a melhoria do serviço e
principalmente a redução de reclamações junto aos serviços de proteção ao consumidor.
Sky, Claro, Net, Vivo, GVT e OI TV elaboram planos de ação para chegar a um nível mais adequado da prestação de serviço de TV no país. A principal meta para todas é atingir um nível de 0.65 reclamações para cada 1000 assinantes. Hoje em dia todas recebem mais de 1 por mil, sendo a OI TV e a GVT TV as campeãs absolutas em número de reclamações.A operadora de TV Net esclareceu à Anatel que o principal motivo das reclamações que recebe está relacionada a questão de qualidade de sinal e sobre divergências nas faturas emitidas. Por tal motivo, o principal investimento se dará em infraestrutura, ampliado a qualidade das centrais e cabeamento utilizado.
Vivo TV
A VIVO TV está fazendo de tudo para acabar com o antigo serviço de MMDS (TV a cabo retransmitida por microondas). O serviço é antiquado e oferece muitos problemas para os usuários, aumentando o número de reclamações. A operadora ainda sofre com os assinantes que não querem mudar de tecnologia e também com lugares que definitivamente não comportam o cabo normal e que não oferecem possibilidade de visada para o satélite da empresa.
OI TV
A OI TV está preocupada com a capacitação do pessoal que faz a venda de seus pacotes e, principalmente, com a qualidade do serviço prestado pelos instaladores, que vem gerando muitas reclamações.
SKY
A operadora SKY, maior do ramo via satélite no Brasil, pretende melhorar o pessoal que cuida da tecnologia da informação, onde são geradas as cobranças, e que vem causando muitas reclamações de seus assinantes com cobranças indevidas. Outra melhoria prometida está na reformulação do modelo de atendimento ao cliente, visando diminuir o número de cancelamentos.
CLARO TV e GVT TV
A Claro e a GVT apontam soluções parecidas entre si e comuns a todas as outras: aumentar o número de revendas, instaladores, melhorar a capacitação de quem atende e instala os equipamentos. Pretendem também criar centrais especializadas nas soluções dos problemas, evitando reclamações e cancelamentos a curto prazo.
Mas me diga uma coisa assinante...
... será que o que precisamos é realmente melhoria na instalação ou das pessoas que estão prontas para atender o telefone? Bem, minha antena está instalada. Se o serviço for de qualidade, não precisarei instalar outra antena. E ah, se ele for de qualidade não precisarei ligar para a telefonista... pois é. Queremos mais qualidade de som e imagem, retirada de canais toscos que não interessam a ninguém, pacotes uma evolução interatividade. É pedir de mais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário