A TV Cultura é a emissora aberta que mais exibiu filmes nacionais em 2012. O canal da Fundação Padre Anchieta superoru a TV Brasil que ocupava o posto nos últimos cinco anos.
Segundo a coluna Outro Canal, um levantamento feito pela Ancine, Agência Nacional do Cinema, em 2012, a rede estatal paulista programou 84 longas brasileiros, contra 79 do canal do governo federal.
A Globo vem logo atrás e ocupa a terceiro posição na lista, sendo responsável pela programação de 65 filmes produzidos no país. A diferença é que a emissora dos Marinho, exibe filmes nacionais inéditos, a maioria produzidos pela Globo Filmes e os outros dois canais, em geral, exibem reprise de longas mais antigos.
Em 2011, a TV Brasil liderava o ranking com a transmissão de 80 títulos nacionais, seguida pela Globo, com 74, e pela Cultura, com 54. No ano passado, as emissoras abertas transmitiram 225 filmes brasileiros, que foram levados ao ar por 291 vezes. O número representa 13,79% do tempo dedicado ao cinema nas TVs.
Os longas estrangeiros seguem mais presentes, com 1.819 exibições ou 86,21% do espaço destinado a esse tipo de produção nas emissoras. Mesmo com menos títulos, a TV Brasil continua na liderança quanto ao número de horas de transmissão e de reprise de filmes do país, pelo quarto ano consecutivo.
Em 2012, dedicou 180 horas a essas produções, contra 160 horas da TV Cultura, 140 horas da Globo, 4 h e 45 m da Record e 3 h e 45 m da Band. SBT, RedeTV!, CNT e MTV não exibiram filmes nacionais no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário